NeiLopes

‘Negro Muro’ homenageia Nei Lopes em parede de Irajá

É com grande orgulho que nós, da AMAR, compartilhamos com vocês a homenagem feita ao nosso associado e diretor, Nei Braz Lopes.

Muito mais do que um compositor, ele é um escritor de mão cheia, desde composições musicais gravadas por nomes da música tão grandes quanto o dele próprio, como Zeca Pagodinho e Alcione, até livros como “O Racismo Explicado aos Meus Filhos” e um favorito meu, “Dicionário da História Social do Samba”.

Nei também é uma figura para quem devemos tirar o chapéu devido à sua importância cultural para o Brasil através de seus textos e músicas, inclusive tendo um álbum, “Projeto Coisa Fina”, com Guga Stroter no “Pagode Black Tie”, indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode em 2021. Ele teve uma conferência publicada na revista da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2011, Academia essa que por duas vezes sofreu pressão de escritores, uma em 2008 e outra em 2018, para que obtivesse a cadeira de Imortal. E não foram seus livros que o fizeram ser tão cotado, mas justamente seus sambas.

Nosso diretor também é um acadêmico de grande importância, tendo realizado uma extensa pesquisa das culturas africanas e do continente africano como um todo. Não poderíamos estar mais felizes com a homenagem feita a ele no “Negro Muro” em Irajá. Nossos sinceros parabéns por todos esses anos de trabalho e por ter oferecido tanto à nossa cultura.

Link completo da matéria no G1, do globo.com: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2023/09/17/negro-muro-homenageia-nei-lopes-em-parede-de-iraja-veja-imagens.ghtml

 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀