Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes
ISRC – O que é? 2019-09-25T11:56:27-03:00
  • ISRC

Código ISRC – O que é?

ISRC, é a abreviatura de International Standard Recording Code, ou neste caso, Código de Gravação Padrão Internacional. Ela representa o padrão internacional de códigos que irão identificar, unicamente, gravações em fonogramas ou videofonogramas. Além disso, vale dizer que este código, é exclusivamente gerado para Produtores Fonográficos. Isto é, você deverá estar filiado à Amar Sombrás, assim, estará autorizado a realizar a solicitação dos códigos ISRC.

Portanto, garanta que você é um Produtor Fonográfico filiado com a Amar Sombrás. Ou seja, o Produtor Fonográfico é responsável por gerar e cadastrar o ISRC através do Sistema SISRC. Além disso, vale dizer que este produtor poderá ser uma gravadora, uma pessoa física ou até mesmo jurídica. A qual será totalmente responsável, economicamente, pela gravação.

Como funciona o ISRC?

Como dito acima, o código ISRC, classifica a produção, como por exemplo, um CPF. Ou seja, cada produção fonográfica ou videofonográfica irá possuir um. Portanto, os Produtores Fonográficos deverão zelar por seus códigos. Por exemplo, todos os códigos precisam ser cadastrados no ECAD através da associação em que o Produtor Fonográfico está associado. Portanto, garantindo com que os direitos sejam distribuídos corretamente. Assim, com o código devidamente cadastrado no ECAD, por exemplo, quando sua música for reproduzida, o código ISRC permitirá reconhecer os titulares e os percentuais correspondentes aos seus direitos.

Qual o significado do código ISRC?

Todas as produções fonográficas, ou seja, isso inclui obras musicais por exemplo, irão possuir seu código ISRC único, como foi dito acima. Portanto, iremos fazer uma breve explicação em relação à disposição deste código.

O Código ISRC é formado por 12 caracteres alfa-numéricos. Por exemplo, no formato “AA-BBB-00-12345“, vale dizer que os hífens não fazem parte do código. Este código é formado por:

  • AA – o qual corresponde à sigla do país onde foi gerado o código;
  • BBB – que corresponde ao código do Produtor Fonográfico responsável pelo ISRC;
  • 00 – é a representação do ano em que foi registrado;
  • 12345 – é correspondente ao sequencial. A partir do primeiro código gerado, o sistema irá ter o final 01. A partir daí, todos os códigos gerados serão em ordem crescente. Por exemplo, serão 02, 03 e assim por diante.

O que é o Sistema SISRC?

O Sistema SISRC é o programa responsável por gerar os códigos, os quais só podem ser utilizados quando você possuir o Registro de Produtor Fonográfico. Portanto, não perca tempo e entre em contato com a Amar Sombrás para solicitar seu registro! Caso tenha dúvidas sobre como cadastrar sua obra musical, clique aqui e tire suas dúvidas!

Quando estiver filiado com a Amar Sombrás, você deverá fazer a instalação do Sistema SISRC, o qual pode ser encontrado aqui.

*Vale dizer que o sistema só irá ser funcional quando você estiver devidamente cadastrado.*

Neste mesmo link para o download do Sistema, você encontrará um Manual do Sistema SISRC. Além disso, caso haja outras dúvidas, entre em contato com a Amar Sombrás.

Filie-se agora mesmo com a Amar Sombrás!

A Associação que mais luta e melhor trabalha em prol dos criadores musicais brasileiros!

Caso queira cadastrar os seus próprios Códigos ISRC, você deverá, primeiramente, ser afiliado da Amar Sombrás. Então, poderá solicitar seu registro de Produtor Fonográfico. A partir daí, poderá entrar no Sistema SISRC. Caso não tenha ainda o seu registro, peça agora mesmo! Iremos entrar em contato o mais rápido possível!

FILIE-SE AGORA!

CASO TENHA QUAISQUER DÚVIDAS, ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

Nós da Amar Sombrás ficaremos honrados em poder ajudar! Portanto, entre em contato conosco pelo formulário ao lado hoje mesmo! Além disso, disponibilizamos nosso número para contato! Agradecemos a atenção!

Telefone: +55 (21) 3043-7777