Código ISRC - AMAR Sombrás

Código ISRC – O que é?

ISRC, é a abreviatura de International Standard Recording Code, ou neste caso, Código de Gravação Padrão Internacional. Ela representa o padrão internacional de códigos que irão identificar, unicamente, gravações em fonogramas ou videofonogramas. Além disso, vale dizer que este código, é exclusivamente gerado para Produtores Fonográficos. Isto é, você deverá estar filiado à Amar Sombrás, assim, estará autorizado a realizar a solicitação dos códigos ISRC.

Portanto, garanta que você é um Produtor Fonográfico filiado com a Amar Sombrás. Ou seja, o Produtor Fonográfico é responsável por gerar e cadastrar o ISRC através do Sistema SISRC. Além disso, vale dizer que este produtor poderá ser uma gravadora, uma pessoa física ou até mesmo jurídica. A qual será totalmente responsável, economicamente, pela gravação.

Como funciona o ISRC?

Como dito acima, o código ISRC, classifica a produção, como por exemplo, um CPF. Ou seja, cada produção fonográfica ou videofonográfica irá possuir um. Portanto, os Produtores Fonográficos deverão zelar por seus códigos. Por exemplo, todos os códigos precisam ser cadastrados no ECAD através da associação em que o Produtor Fonográfico está associado. Portanto, garantindo com que os direitos sejam distribuídos corretamente. Assim, com o código devidamente cadastrado no ECAD, por exemplo, quando sua música for reproduzida, o código ISRC permitirá reconhecer os titulares e os percentuais correspondentes aos seus direitos.

Todas as produções fonográficas, ou seja, isso inclui obras musicais por exemplo, irão possuir seu código ISRC único, como foi dito acima. Portanto, iremos fazer uma breve explicação em relação à disposição deste código.

Qual o significado do código ISRC?

O Código ISRC é formado por 12 caracteres alfa-numéricos. Por exemplo, no formato “AA-BBB-00-12345“, vale dizer que os hífens não fazem parte do código. Este código é formado por:

  • AA – o qual corresponde à sigla do país onde foi gerado o código;
  • BBB – que corresponde ao código do Produtor Fonográfico responsável pelo ISRC;
  • 00 – é a representação do ano em que foi registrado;
  • 12345 – é correspondente ao sequencial. A partir do primeiro código gerado, o sistema irá ter o final 01. A partir daí, todos os códigos gerados serão em ordem crescente. Por exemplo, serão 02, 03 e assim por diante.
Código ISRC - AMAR Sombrás
Código ISRC - AMAR Sombrás

O que é o Sistema SISRC?

O Sistema SISRC é o programa responsável por gerar os códigos, os quais só podem ser utilizados quando você possuir o Registro de Produtor Fonográfico.

Portanto, não perca tempo e entre em contato com a Amar Sombrás para solicitar seu registro! Caso tenha dúvidas sobre como cadastrar sua obra musical, clique aqui e tire suas dúvidas!

Quando estiver filiado com a Amar Sombrás, você deverá fazer a instalação do Sistema SISRC, o qual pode ser encontrado aqui.

*Vale dizer que o sistema só irá ser funcional quando você estiver devidamente cadastrado.*

Neste mesmo link para o download do Sistema, você encontrará um Manual do Sistema SISRC. Além disso, caso haja outras dúvidas, entre em contato com a Amar Sombrás.

Filie-se agora mesmo com a Amar Sombrás!

A Associação que mais luta e melhor trabalha em prol dos criadores musicais brasileiros!

Através do Portal do Associado, cada associado da AMAR, mediante inscrição e acesso via senha pessoal, poderá verificar a situação cadastral de seu repertório de obras e fonogramas, seus créditos retidos, seus rendimentos já efetuados ou a efetuar, bem como baixar toda a documentação referente a esses dados, além de outros itens em disponibilização.

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato conosco agora!

A defesa do Direito Autoral começa com o próprio Titular de direitos. Autores, compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos, devem não só procurar conhecer os direitos que possuem, como também, através de suas associações, apresentar sugestões, encaminhar ideias, fazer reclamações e apontar tudo que não lhe pareça correto ou adequado no sistema autoral e na própria sociedade. Vamos lá, fale que a gente escuta! 

Preencha e envie uma mensagem – ou se quiser um contato mais reservado, caso seja associado, ligue e marque uma visita à AMAR, que está aqui para atendê-lo!

Shopping Basket

Nossa equipe se encontra em Home Office realizando atendimentos exclusivamente pelo e-mail: amar@amar.art.br

Retornaremos nossos atendimentos, presenciais e telefônicos, em 03/10.

Agradecemos a compreensão de todos.

COMUNICADO

Nossa equipe se encontra em Home Office realizando atendimentos exclusivamente pelo e-mail: amar@amar.art.br

Retornaremos nossos atendimentos, presenciais e telefônicos, em 03/10.

Agradecemos a compreensão de todos.

COMUNICADO