O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) é uma instituição brasileira e privada criada pela Lei nº5.988/73 e mantida pela lei Federal nº 9.610/98. Com sede localizada no estado do Rio de Janeiro, foi fundada em 1977 e é responsável pela arrecadação e distribuição de direitos autorais das obras musicais aos seus autores.

Como o Ecad funciona?

É administrado por sete associações musicais para que sua atuação seja de forma conjunta e que os trabalhos dos artistas sejam reconhecidos. Estas sete sociedades formam a Assembleia Geral do Ecad, que é responsável pela fixação de todas as regras e preços de arrecadação e também pela distribuição desses valores adotados pelo Ecad, regras que são baseadas em critérios internacionais.

Como receber os direitos Autorais

Para receber Direito Autoral na Música, os artistas precisam estar filiados a uma das sete associações e manter seu repertório sempre atualizado. Ou seja, os valores que são arrecadados referentes às obras musicais e fonogramas, são distribuídos aos artistas e são concedidas diretamente pelas associações. Portanto, se você deseja tornar-se um filiado da Amar Sombrás, entre nesse link e acompanhe o passo a passo para o processo, é bem simples.

Fundada a 26/09/1980, a AMAR/SOMBRÁS – Associação de Músicos Arranjadores e Regentes / Sociedade Musical Brasileira é uma instituição de gestão coletiva de direitos autorais musicais, ou seja, uma associação sem fins lucrativos que, consoante padrões internacionais, administra, cobra e outorga direitos autorais musicais em favor de seus músicos associados.