No início do mês de maio, o Ecad e as associações de gestão coletiva musical disponibilizaram aos titulares de música um novo comunicado para informar e esclarecer a respeito de recente e perigosa movimentação da ABRAPE, que pode trazer sérios danos a todos os titulares de direitos.
Veja abaixo o comunicado na íntegra:
Caro Compositor, ATENÇÃO!
Está circulando uma proposta da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) de depositar em juízo os valores referentes a direitos autorais – esta é uma manobra perigosa e desvaloriza o seu trabalho como profissional de música.
Na prática, a Abrape está incentivando o desrespeito ao pagamento de direitos autorais por parte dos promotores de shows, cujo trabalho só é possível por causa da música.
O que está em pauta é o futuro e a sobrevivência dos criadores. O Ecad tem mantido diálogo com vários integrantes da Abrape nos últimos anos, buscando respeitar as condições econômicas dos promotores sem permitir prejuízo à remuneração dos compositores.
Em parceria com as associações e com a responsabilidade de impulsionar a música e mantê-la viva, o Ecad assegura que irá insistir para que o pagamento de direitos autorais seja feito de forma correta e justa, valorizando toda a cadeia criativa envolvida.
Defenda seus direitos! Procure sua associação e o Ecad e denuncie esses promotores de shows que vivem da música, mas querem acabar com ela.