Alavancagem de Carreira Musical para Artistas Independentes
O poder do Pitching na música
Uma vez que o plano de marketing está pronto, destaca-se um campo crucial na era digital: o Pitching. Este é o discurso de venda que conduz artistas às playlists editoriais nas plataformas digitais.
Existem dois tipos de pitching:
- Feito pela distribuidora/gravadora (Todas as DSPs).
- Feito diretamente pelo artista (Amazon Music e Spotify).
Obs: Hoje, com o digital, é possível ao artista independente ter contato direto com os editores responsáveis pelas playlists editoriais, dando a eles espaço equivalente a um artista de uma grande gravadora.
Pitching feito pelas distribuidoras:
- Artista fornece os ativos de lançamento (fotos, bio, mini-texto sobre o lançamento).
- Distribuidora organiza o pitching e comunica aos label relations das plataformas através de emails, calls, planilhas etc.
- Label relations repassam as informações aos editores das playlists oficiais de suas plataformas.
- Editores definem posicionamentos, destaques e capas para os lançamentos com base na relevância dos mesmos, conforme os critérios definidos internamente.
Pitching feito pelos artistas:
- Artistas definem o contexto do seu lançamento através da ferramenta disponível no Spotify for Artists e Amazon Music for Artists.
- Ao final, artistas preparam seu texto de pitching em até 500 caracteres (Spotify) ou até 1000 (Amazon Music).
- Editores recebem o pitching e definem possíveis posicionamentos em playlists.
Obs: Não importa o tipo de lançamento (single, álbum ou EP), só é possível fazer o pitching de uma única música por vez.
Dica: O texto de pitching precisa ser funcional.
5 perguntas para escrever um bom pitching:
- Quem é o artista?
- Quais foram seus últimos lançamentos relevantes?
- Quais são os pontos altos da produção atual?
- Quais os principais nomes da produção?
- Quais os próximos passos da estratégia de lançamento do artista?
Na hora de montar seu pitching…
O que fazer:
- Textos resumidos de 400 a 500 caracteres.
- Enviar entre 10 a 7 dias antes do lançamento.
- Trazer apenas o essencial.
- Ser honesto com o contexto e gênero musical.
- Promover a faixa mais importante do seu projeto ou uma música por vez.
O que não fazer:
- Textos muito longos e pouco objetivos.
- Enviar muito antes (15 dias ou mais) ou muito próximo à data de lançamento (menos de 7 dias).
- Pedir por playlists muito grandes ou fora de contexto.
- Buscar promover uma música já lançada ou mais de uma faixa por lançamento.
Dica: Entender o seu momento da carreira. Comece pedindo a entrada em playlists menores.
Objetivos:
- Atingir as playlists editoriais.
- Abrir caminho para futuras oportunidades.
Por quê?
Playlists editoriais são as principais vitrines de exposição da sua música. Além dessas playlists terem milhões de seguidores, entrar em uma delas significa ter a atenção dos editores para o seu trabalho, o que ajudará o artista a alcançar novos espaços no futuro.
Não entrei em uma playlist editorial. E agora?
- Continue promovendo sua música através das redes sociais, Youtube e outros canais de comunicação com o seu público.
- Mesmo sem entrar em uma playlist, seu pitching pode colaborar para que a música seja entregue ao público através do algoritmo.
- A escalada entre playlists e posicionamentos é uma construção que depende de lançamentos e promoção constantes.
- Valorize seus pitchings, pois o lançamento costuma ser o momento mais forte de plays.
Dica para lançamento: Caso não tenham muitas músicas, um lançamento a cada dois meses permite que a música “caminhe com as próprias pernas”.
Dica para lançamento 2: A contabilização de plays vira na quinta-feira às 21h no caso do Spotify. Tenha o dia da semana e o horário em mente para saber quando programar o seu lançamento.
Dica para dar aos ouvintes: Clique nos três pontinhos no Spotify leva a quase todas as interações como ir pro perfil do artista, compartilhar e etc. Cada tipo de interação conta e pode ajudar a entrar em uma playlist editorial e até em uma playlist viral.