Nº 148 - 21 de Maio de 2018 - Veiculação Quinzenal UM PROJETO NACIONAL PARA A CULTURA BRASILEIRA Entre os anos 1930 e 2000, o Brasil viveu o apogeu do processo de afirmação nacional de sua cultura, atravessando situações políticas diversas e muitas vezes adversas, alternando democracia e autoritarismo. Assim, a cultura produzida nessas sete décadas, apesar de tudo, conseguiu sair-se vitoriosa no balanço feito pela história, sendo hoje dada como importante referência. Pois foi exatamente a produção cultural desse período que tornou o Brasil um destaque em todo o mundo, notadamente em áreas como a arquitetura, a música, a literatura e o cinema, entre outras. Até a década de 1870, quando começaram a ser visíveis os esboços de uma indústria cultural no Brasil, as atividades culturais dependiam basicamente do empenho de criadores e produtores abnegados, do apoio de eventuais mecenas e, mais raramente, das verbas concedidas pelo Império aos criadores e empreendedores de importância reconhecida. Em 1932, o presidente Getúlio Vargas promulgou a primeira lei em apoio ao cinema brasileiro, precursora da atual cota de tela, embora então restrita aos filmes documentários; criou, em 1936, o Serviço do Patrimônio Histórico Nacional (atual IPHAN), onde teve colaboradores de grande expressão. Inevitável constatar que foi entre os anos 1930-2000 que o Brasil criou, divulgou, consumiu e exportou o melhor de sua produção cultural, tanto em termos de expressões individuais como de iniciativas coletivas. Foi essa a época gloriosa de Villa Lobos, Pixinguinha, Sinhô, Caymmi de Ary Barroso, para só ficarmos no segmento musical. Mas tudo isso – ou o que restou disso – está sendo desmontado de forma desorganizada, prejudicial e sem nenhum critério. Assim, o fazer cultural brasileiro, com as honrosas exceções de sempre, vem se afastando das questões urgentes e fundamentais à sociedade, preferindo adotar, como se cultura fosse, o verniz midiático e ligeiro dos discursos das corporações dominantes no chamado “mainstream”. A isso se vem reduzindo o debate cultural brasileiro em tempos recentes. Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails. © 2018. AMAR SOMBRÁS. 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Pois foi exatamente a produção cultural desse período que tornou o Brasil um destaque em todo o mundo, notadamente em áreas como a arquitetura, a música, a literatura e o cinema, entre outras. http://www.amar.art.br/public_html/um-projeto-nacional-para-a-cultura-brasileira http://www.amar.art.br/public_html/um-projeto-nacional-para-a-cultura-brasileira http://www.amar.art.br/public_html/em-1898-surgia-a-primeira-lei-de-direitos-autorais Até a década de 1870, quando começaram a ser visíveis os esboços de uma indústria cultural no Brasil, as atividades culturais dependiam basicamente do empenho de criadores e produtores abnegados, do apoio de eventuais mecenas e, mais raramente, das verbas concedidas pelo Império aos criadores e empreendedores de importância reconhecida. http://www.amar.art.br/public_html/em-1898-surgia-a-primeira-lei-de-direitos-autorais http://www.amar.art.br/public_html/em-1898-surgia-a-primeira-lei-de-direitos-autorais http://www.amar.art.br/public_html/em-1898-surgia-a-primeira-lei-de-direitos-autorais http://www.amar.art.br/public_html/na-decada-de-1930-surgia-a-primeira-lei-de-apoio-ao-cinema-e-era-criado-o-radio-educativo http://www.amar.art.br/public_html/na-decada-de-1930-surgia-a-primeira-lei-de-apoio-ao-cinema-e-era-criado-o-radio-educativo Em 1932, o presidente Getúlio Vargas promulgou a primeira lei em apoio ao cinema brasileiro, precursora da atual cota de tela, embora então restrita aos filmes documentários; criou, em 1936, o Serviço do Patrimônio Histórico Nacional (atual IPHAN), onde teve colaboradores de grande expressão. http://www.amar.art.br/public_html/na-decada-de-1930-surgia-a-primeira-lei-de-apoio-ao-cinema-e-era-criado-o-radio-educativo http:// http://www.amar.art.br/public_html/nas-decadas-de-1960-e-70-a-cultura-popular-brasileira-viveu-seus-anos-de-ouro Inevitável constatar que foi entre os anos 1930-2000 que o Brasil criou, divulgou, consumiu e exportou o melhor de sua produção cultural, tanto em termos de expressões individuais como de iniciativas coletivas. Foi essa a época gloriosa de Villa Lobos, Pixinguinha, Sinhô, Caymmi de Ary Barroso, para só ficarmos no segmento musical. http://www.amar.art.br/public_html/nas-decadas-de-1960-e-70-a-cultura-popular-brasileira-viveu-seus-anos-de-ouro http://www.amar.art.br/public_html/nas-decadas-de-1960-e-70-a-cultura-popular-brasileira-viveu-seus-anos-de-ouro http://www.amar.art.br/public_html/nas-decadas-de-1960-e-70-a-cultura-popular-brasileira-viveu-seus-anos-de-ouro http://www.amar.art.br/public_html/no-momento-atual-tudo-o-que-foi-construido-em-termos-de-cultura-esta-sendo-desmontado http://www.amar.art.br/public_html/no-momento-atual-tudo-o-que-foi-construido-em-termos-de-cultura-esta-sendo-desmontado Mas tudo isso – ou o que restou disso – está sendo desmontado de forma desorganizada, prejudicial e sem nenhum critério. Assim, o fazer cultural brasileiro, com as honrosas exceções de sempre, vem se afastando das questões urgentes e fundamentais à sociedade, preferindo adotar, como se cultura fosse, o verniz midiático e ligeiro dos discursos das corporações dominantes no chamado “mainstream”. A isso se vem reduzindo o debate cultural brasileiro em tempos recentes. http://www.amar.art.br/public_html/no-momento-atual-tudo-o-que-foi-construido-em-termos-de-cultura-esta-sendo-desmontado http://www.amar.art.br/public_html/no-momento-atual-tudo-o-que-foi-construido-em-termos-de-cultura-esta-sendo-desmontado http://www.facebook.com/AmarSombrasBR/ http://twitter.com/AmarSombras http://www.linkedin.com/company/amar-sombrás Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails. http://d-app.amar.art.br/o/9437/96/1887/a1b95 © 2018. AMAR SOMBRÁS. Todos os direitos reservados. http://www.amar.art.br